sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Sobre demitir

Eu troquei de projeto... FINALMENTE. Programar em Java é realmente um mundo bom.

Aí entrou um cara novo na equipe. Segundo o arquiteto do projeto, ficou na mão dele de decidir entre o cara o e outro cara. Como ele escolheu o cara, o outro cara foi... Demitido.

O cara veio de outro projeto não sei por que motivo. Enfim, veio pra trabalhar e, por isso, demos tarefas pro cara. Pra toda tarefa que a gente dava pra ele, ele sempre levava os X dias dela. Nada que isso seja um impactante, mas é que as tarefas foram estimadas com tempo de gordura. Elas eram realmente simples. Enfim.

Até eu fazer QA do código dele.

Ele não respondeu à altura de um analista pleno. Um analista pleno não faz if (myStringVariable == "") ou if (myBigIntegerVariable.equals("1")). Um analista pleno não esquece de implementar 50% do diagrama de sequência. Me deram o trabalho de corno de analisar casos de uso. Quero morrer porque AINDA ESTOU FAZENDO ISSO, mas o cara levou 3 dias (porque eu mandei refazer) para fazer um caso de uso com um fluxo principal mais quatro alternativos. Nesse tempo, eu analisei um com trinta fluxos alternativos mais 3 curtinhos.

Meu chefe pediu, para mim para o arquiteto do projeto, um feedback.
Eu dei.
O feedback.

Demitiram o cara ontem.

Meu chefe me disse que, apesar do feedback que eu passei, a gente não tinha como abrigar o cara. Eu não argumentei quando ele falou que o projeto era crítico. Todo projeto é crítico porque todo cliente quer seu produto entregue na data combinada. Meu argumento é que ele nunca tinha sido gerenciado decentemente e, por isso, nunca tinham colocado responsabilidade no colo dele. Todo mundo merece essa chance. Mas o fato de dar um caso de uso FÁCIL (gente, era fácil) na mão dele e ele não conseguir desenvolver as perguntas sozinho... Como diriam na minha terra, é brabo.

Confesso que me senti meio mal. Eu acho que ele achou que eu e o arquiteto mandamos ele embora porque ele era preto e não porque ele não entende que o trabalho dele não era o melhor. Mas quando eu lembro do if (myBigIntegerVariable.equals("1")) até que me sinto bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário