terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Primeiros contatos com Curitiba

Parque Barigui

Parque Barigui

Pra começar, se fosse bom, não começava com cu. Que clima mais murrinha! A semana inteira passou com nuvens no céu e, às vezes, o sol aparecia. Já começou o tempo de dizer "que saudade de/do/da ________ que tinha em Porto Alegre". O primeiro item da lista que preenche a lacuna é "dias de céu limpo com sol". O lado bom do clima murrinha é que aqui também é verão e as pessoas não fervem. Do bafão, da falta de vento, da umidade e do suor colado com certeza é que não sentirei saudade. Mas minha asma já deu sinais de "querida, você está na serra. Vá procurar um pneumo que lhe dê um remédio mais forte para o inverno porque você já está tomando a dose que você tomava no inverno no verão". Só apareceu azul no céu no domingo. Continua até hoje, mas hoje é mais branco que azul.

O segundo item na lista que preenche a lacuna é "serviço rápido". Pra autenticar a assinatura do Tobias no cartório levou MEIA HORA COM O CARTÓRIO VAZIO. Todas as outras pessoas que entraram no cartório nesse meio tempo esperaram bem mais que isso só pra ser atendido. Que povinho que trabalha lento. Eu ainda não fui num restaurante a la carte, mas o Tobias disse que leva uma meia hora pro restaurante entregar o xis que tu pediu. Acho que Curitiba tem o lema "apenas faça o seu trabalho".

Toda mudança tem seus prós e contras. O principal contra que eu vejo é que voce normalmente não conhece a cidade para a qual você está se mudando. E não saber andar pela cidade sozinho é um horror. E existem 349823098420397598247 linhas de ônibus aqui. Se o site da UBIS funcionasse, ajudava. Mas o site tem uma merda de um applet Java lento que deuzoláive e que só funciona em Internet Explorer. Quando funciona. Delícia. Estou quase prestando um favor à cidade e montando um blog sobre as linhas de ônibus de Curitiba com mapas decentes, locais das paradas de ônibus, numeração das ruas... Dessa forma, o terceiro item da lista que preenche a lacuna é "site da Carris". Para tentar suprir esse meu não conhecimento, comprei um mapa da cidade.

And now ladies, and gentleman I present you: o sOtaquE. Como isso me faz rir! É muito engraçado ver um curitibano falando. Diz a Ana, a prima do Tobi, que é bem sotaque de curitibano mesmo. Que no interior é bem diferente. O sotaque aqui é uma combinação de érre apeRRRRRtado com o leiTE quenTE e todo mundo conjugando verbos em terceira pessoa do singulaRRR.

E, não. Não sentirei saudade do sotaque de Porto Alegre, néééééééáaaaaaaan?

Nenhum comentário:

Postar um comentário