quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Cia. Aérea + Mala extraviada + Receita Federal. O que fazer?


Férias no estrangeiro! O que pode acontecer de ruim?!
Ter sua bagagem extraviada com suas compras na volta.

Foi o que aconteceu comigo. E deixo o relato aqui para você, caso aconteça, não passe o perrengue que eu passei por conta de falta de informação.

A primeira coisa que você devia fazer antes de viajar é colocar a maldita etiqueta com seu nome e seu telefone na mala. Foi a primeira pergunta que o pessoal da companhia aérea me fez quando a mala foi dada como extraviada. Faça isso para todas as suas malas de uma vez. Agora que sua mala foi perdida, você entende a importância dessa etiqueta.

Quando sua bagagem não aparece na esteira, você precisa ir até um funcionário da companhia aérea e dizer que a sua bagagem não está lá. No meu caso, houve problema na conexão. Vim dos Estados Unidos para o Brasil com conexão no Panamá. Lá, o vôo que eu comprei para o Brasil estava com overbooking e eu não consegui embarcar. Como o check-in foi feito para esse vôo, as malas acabaram viajando nele embora a mala estivesse com uma etiqueta IMENSA dizendo STAND-BY, assim como no meu cartão de embarque. Eu fui somente no próximo vôo.
Ao chegar no Brasil, enquanto o Tobi ficou na esteira vendo se nossas bagagens estavam lá, eu fui achar o funcionário da companhia aérea. Expliquei exatamente isso para o funcionário e ele sabia exatamente do que se tratava. O funcionário vai pedir a etiqueta das bagagens que você recebeu no check-in  para entrar com os identificadores no sistema pra ver o que aconteceu com sua bagagem. Por conta da diferença de vôos, a companhia aérea pegou minhas malas e colocou-as em seu escritório fora da área de desembarque.

Caso ela realmente não tenha chego no destino, você vai abrir um protocolo sobre isso e provavelmente vai ganhar um telefone para ligar para pedir informações sobre o andamento. É muito importante você saber quais são os vôos existentes da rota que você fez. No meu caso, existem 2 vôos entre a Cidade do Panamá e São Paulo: um que chega por volta das 7h e outro por volta das 21h. Então não adiantava ligar em qualquer hora do dia. Quando a mala é encontrada, a companhia aérea deve ligar para sua casa para informar o encontro e envia a mala para a sua casa caso ela não fique retida na Receita.

Se a sua bagagem foi extraviada e foi pega pela Receita como vou declarar o que há lá dentro? Assim que  realizar o protocolo de extravio de bagagem, vá até a Receita Federal com ele e diga que você vai declarar o que há dentro daquela mala quando ela chegar. Esse é o procedimento recomendado. Dessa forma, você garante que você vai poder usar a sua cota para a declaração dos bens. Caso contrário, você pode pagar 100% sobre o que há na bagagem dependendo do fiscal.

É uma burocracia do cão e as companhias aéreas não sabem informar.
Informe-se. Não seja apenas mais um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário