segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Eloquência

Substantivo

SingularPlural
Femininoeloquênciaeloquências
e.lo.quên.ci:a Ajuda
  1. capacidade de falar e exprimir-se com facilidade; oratória
  2. capacidade de persuadir através da palavra
  3. (Filosofiaarte do bem falarretóricafacúndia
  4. (Figuradoexpressividade
  5. virtude de comunicação

Eu sempre quis ser assim.
Alguém pode arriscar que eu seja eloquente, mas não é verdade. Eu não tenho a capacidade de falar com facilidade. Principalmente em público. Parece tudo muito claro na mente, mas, na hora da sinapse pro estímulo sair do subconsciente - ou sei lá daonde vem -  se transformar em ar, sacodir minhas cordas vocais pra que eu articule o início da ideia, tudo vem embolado. Ou atravessado. Quando vem.

Tenho alguns amigos que já conseguiram idealizar uma situação de conversa incluindo o que a outra pessoa iria dizer. E tudo corria exatamente como planejado.
Eu não.
Eu imagino a situação. Imagino-me lá, bem bonitona falando tudo que me vem na mente. Mas, no pega pra capar, eu sou cagona mesmo. Não tem outra descrição. Falo pela metade ou não falo ainda e, ainda por cima, concordo com a pessoa que está na minha frente. Triste.
Toda vez que eu penso em gravar um vídeo pro The (not so) Daily Superpri, eu fico ali. Olhando pra câmera durante algum tempo. Fico pensando nas pessoas que eu admiro e que fazem excelentes vídeos. 
Como eles  parecem naturais. 
É como se realmente eles estivessem falando comigo. Toda vez que eu me vejo num vídeo, não parece desse jeito. Eu não me sinto à vontade na frente da câmera assim como eu não me sinto à vontade para dizer minha opinião na frente de qualquer um.

Mas tento mudar. Na verdade, me forço. Às vezes, meio que dói. Quero ensinar meus filhos a importância de suas opiniões e que elas devem, sim, serem ditas. Você as defende com as informações que sabe.
E, pra ensinar, é preciso praticar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário