quinta-feira, 9 de junho de 2011

Review: Curso de Automaquiagem da Mary Raein

Comprei o voucher para o curso de automaquiagem da Mary Raein no Groupon e fiquei esperando décadas até meu dia chegar. Nesse meio tempo, como uma boa nerd que sou, fiquei lendo sobre maquiagem.

Quando foi meu sábado para fazer o curso, eu fiz o favor de distender um músculo nas costas fazendo o que não devia. A caixa de maquiagem pesava uma tonelada.

My precious

Chegando no lugar, cada menina tinha seu espelho de aumento sobre uma longa mesa e uma cadeira. A única coisa que achei ruim foi a iluminação. O espaço entre cada menina era bem pequeno. Dessa forma, eu fui tirando e guardando uma parte de cada vez da minha malinha: primeiro só corretivo, base e pó; depois, sombras; para o final, rímel e batom.

Esse era mais ou menos o espaço que eu tinha. Ao lado direito do espelho, dá pra ver meu rímel. Depois tinha mais uma mão fechada de espaço e começava o espaço da menina ao lado. Dá pra ver as coisas da menina da frente.

Obviamente não levei máquina, assim esqueci de tirar uma foto com a Mary. Ela é uma querida e sabe bastante. Então tirei algumas parcas fotos com meu celular (que estava sem o chip de memória).

O curso começa com você, obviamente, preparando a pele para receber a maquiagem. Primeiro: corretivo onde você acha que precisa corrigir/esconder. Para corretivos líquidos, usar um pincel. Para corretivos em bastão, aplicar o corretivo na pele e usar a esponjinha de latex para dispersar o produto com batidinhas. Um viva à esponjinha latex. Pra mim, uma das lições que tirei desse curso.

Foi perguntado sobre o uso dos corretivos coloridos e ela falou que eles não fazem muita diferença pois, no final, você teria de aplicar um corretivo da cor da sua pele sobre eles. O que pra mim não fez muito sentido. Resolvi procurar para que serviam os corretivos coloridos e esse tutorial da Marina é excelente.

Depois de aplicado o corretivo, aplicar a base. Já a Marina, conforme o tutorial dela, usa o corretivo sobre a base... Enfim.
Para a Mary, pinceis mais quadrados e com cerdas bem unidas é melhor de aplicar a base porque não se perde tanto produto. Aplicar a base com pinceladas curtas e rápidas em todo o rosto. Atentar para a curva do maxilar. Tentar deixar a curva o mais parecida com a cor do pescoço para dar continuidade. Outra lição importante que levei do curso.

Não perguntei da diferença entre pancake e base. Porém, diz o livro do Duda Molinos (meu muso maquiador) que o pancake foi criado na década de 50 para usar em filmagens para evitar que a cara dos atores brilhasse muito quando a luz batesse porque as base sexistentes eram muito líquidas e brilhosas.

Terceiro passo: aplicação de pó compacto. Cuidar para não passar muito pó. Essa é uma parte que ainda não domino e até perguntei como eu sei se eu passei muito pó. A Mary comentou que dá pra ver quando a gente passa muito pó. We'll see. Literally and eventually.

Quarto passo: sombras. A Mary pediu pra esfumar o canto do olho com uma sombra escura. Esfumei com preto. Ela usa uma técnica no mínimo esquisita que é usar micropore nos cantos dos olhos para delimitar a área que eu vou maquiar. Faz sentido quando você não sabe onde termina seu olho ou até onde você quer ir com a maquiagem: se mais aberta ou mais fechada.

É necessário ficar feia pra ficar bonita.

Eu, particularmente, não gostei do efeito final. Pretendo tentar me maquiar assim de novo e esfumar o canto externo do olho logo que tirar o micropore. Outro pró do uso do micropore é o fato de você borrar no micropore e não na pele.

Olha o efeito chapado e reto nos cantos externos dos olhos.

No espaço que ficou em "branco", passar uma cor que lhe agrade. Eu passei duas: azul turquesa na pálpebra móvel e azul escuro no canto interno do olho. Cuidar para esfumar onde as cores se encostam pra disfarçar a passagem brusca de cor. Outra lição legal.

Aplicar rímel (que as maquiadoras brasileiras chamam de máscara de cílios) e lápis na linha d'água. Para o delineador deve-se ter muito treino. A Mary dá a dica de passar o lápis primeiro para, quando você for passar o delineador, existir uma linha guia. Uma boa dica, mas se você sofre de tremedeira o lápis vai ficar ruim igual...

Finalizar blush, batom/gloss e com o ajuste de sombrancelha com uma sombra parecida com o cor do pêlo e correr pro abraço.

O saldo do curso, para mim, foi postivo mesmo eu tendo lido um monte de informação antes. A maioria das coisas que ela disse, eu já sabia. Acabei complementando muita dica no como proceder e combinação de cores para o dia e para a noite. O foco do curso foi mais como maquiar o olho. Não houve dicas de contorno de boca, melhores usos do blush além do normal.

Saí gatona assim e fui direto comer batata suíça.












Um comentário:

  1. Ah, agora tá explicado porque você estava toda toda aquele dia e eu tava com a maior cara de acabada do teu lado, vou me maquiar também na próxima, hahahahaha. Adoooooro maquiagem e tudo o que diz respeito sobre esse assunto, sempre maquio minhas amigas, acho que gostaria de ganhar a vida com isso, mas tenho que estudar mais, hehehe.

    ResponderExcluir