sexta-feira, 17 de junho de 2011

Estava a velha em seu lugar...

... e veio o email lhe incomodar com o assunto: "Abaixo-Assinado contra o K.I.T G.A.Y". O que pra mim não fazia nenhum sentido já que a Presidente Dilma já havia vetado o dito kit gay.
Dessa forma eu podia simplesmente ter deletado o email. Eu podia!
Mas nããããããããão. Tinha de abrir a porcaria do email, né, Priscilla?!

Olha o ponteiro do mouse ali, geeeeeeeeeeeeeeeeente!  Só no cavaco!

Me senti ofendida por três motivos: 1) a pessoa não faz ideia sobre o que é o abaixo-assinado é contra, 2) não teve sequer a vontade de se informar e 3) a ignorância da pessoa de mandar isso pra gente que ele nem conhece.
Esse não foi o primeiro email desse jeito que recebi dele. Essa pessoa sempre manda emails aleatórios para todos os contatos dele, mesmo que eu somente saiba da existência porque essa pessoa está em uma das listas de discussão que participo.

Fui obrigada a responder:

"eu sei que a gente não se conhece além de emails na lista, mas fui obrigada a responder teu email porque ele me agrediu e, além disso, distorceram a razão da pl 122 pra você. além disso, você está confundindo dois assuntos bem diferentes: o kit gay do MEC e a pl 122.

o kit gay foi uma iniciativa do ministério da educação para conscientzação da homossexualidade nas escolas que já foi vetado pela presidente dilma.
a pl 122 é a tentativa de alteração da lei 7716 que está em tramitação pelo senado para inclusão de crimes homofóbicos.

a pl 122 não vai te colocar na cadeia porque você não quer participar de uma passeata gay. o fato de tu participar ou não de uma passeata gay é escolha tua. a constituição te assegura esse direito de escolha. fazendo um paralelo com o conteúdo que eu acredito que seja a tua motivação para enviar esse email, a mesma coisa funciona pra uma passeata evangélica ou cristã ou luterana ou judaica ou whatever religião. houve uma passeata evangélica aqui em curitiba sábado passado, eu escolhi não participar e ninguém me prendeu.

porém o fato de discriminar com cunho homofóbico alguém que te convida pra uma passeata gay ou o fato de discriminar com cunho homofóbico uma passeata gay, isso sim, se tornaria crime. fazendo o mesmo paralelo: o fato de discriminar com cunho religioso alguém que está participando de uma passeata religiosa ou alguém que me convidou para uma passeata religiosa é passível de crime porque a lei 7716 já considera crime preconceito sob pretexto de religião.

ninguém deve ser discriminado por simplesmente ser de um jeito ou de outro.
você discordar do que a pessoa é, é outra história. a linha entre discriminar e discordar é tênue, mas existem diferenças.
e outra: o brasil é um estado laico.
nenhuma decisão política deve ser feita sob preceitos de religião, deve sim ser feita visando o bem da população e condenar mais crimes de discriminação é algo que faz bem para um país.

mas, infelizmente, não é assim que a política tem funcionado por aqui.

isso posto, a pl 122 apenas quer criminalizar a homofobia (assim como criminalizaram religião, etnia e raça), ou seja, ela acrescentaria à lei 7716 as palavras "gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero". as palavras são poucas, mas as consequências delas são imensas, tais como pregações religiosas públicas condenando a homossexualidade serem passíveis de crime.

na minha opinião, a lei tem bom coração, mas não está adequadamente formada. por exemplo, abre a brecha para um pedófilo dito gay poderá tentar livrar-se da cadeia por ser "gay" para tentar encobrir o fato dele ser pedófilo.

a família do meu namorado é cristã e, através desse conhecimento, eu sei que a posição da bíblia quanto à homossexualidade é condená-la como pecado e que os homossexuais não herdarão o reino dos céus. finito.

existem três principais passagens (duas no levítico e uma na carta de são paulo aos romanos) que colocam exatamente isso. não mais não menos que isso. a bíblia não fala sobre não considerá-los pessoas com direitos civis ou de confirmar que homossexuais são menos pessoas que o restante. e se ela coloca isso, por favor, me aponte porque eu quero saber. quem coloca isso dessa maneira, hoje, infelzimente, é gente que somente sabe interpretar aquilo que lê para respaldar preconceitos próprios.

há uma passagem na bíblia que gosto muito que diz "amar o pecador e odiar o pecado".
infelizmente nesse país pouquíssimas igrejas sabem pregar isso aos seus fiéis.

o que precisamos hoje é educar as pessoas para respeitar (ou na concepção católica, amar) o próximo e não criar ainda mais discordância num mundo no qual querer que todos concordem com todos ou querer que o mundo retorne ao comunismo as is é utópico.
o mundo não precisa de novos heróis, o mundo não precisa de mais bandidos, o mundo precisa de respeito.

te peço que, se alguma outra vez você enviar emails com cunho discriminatório, que eu não esteja entre os recebedores, porque colocar no assunto de um email "Abaixo-Assinado contra o K.I.T G.A.Y." (até agora estou tentando entender os pontos entre as letras) com frases como "E do jeito que está, daqui uns dias ser HOMOSSEXUAL não será uma opção, será uma OBRIGAÇÃO." e não "Abaixo-Assinado contra a PL 122" com razões bem formadas acerca do porquê você é contra a pl 122 é deveras descriminatório.

muito obrigada pela atenção,
priscilla"
Email grande, foto pequenina.

Eu levei muito tempo escrevendo esse email. Fiz o dever de casa, li alguns artigos, me informei. 
Mas dada a rapidez da resposta, não creio que tenha sido totalmente lido. O que me deixou novamente ofendida porque a pessoa nem ligou para o trabalho que eu tive pra escrever esse email. #ofendida




Confesso que tive vontade de responder pra pessoa, mas me bateu a razão me visitou e me lembrou de uma verdade: "ignorante, se respeita".
Mas discussão não ia fazer a pessoa pensar sobre o que ela escreveu e não se informou. Não levou ela sequer a ver quem era a propositora da lei, muito menos do que ela se tratava porque o Silas Malafaia (autor do abaixo-assinado supracitado) já fez isso por ele, não é? Não tinha a menor pretensão de fazer a pessoa mudar de ideia e sim fazer com que ela pensasse sobre suas próprias coisas e ser um pouco mais consistente.

Então vai a resposta aberta aqui na íntegra:

"Não sou homofóbico, só prezo pelo meu dinheiro que estão fazendo esses absurdos.
Iara Bernardi, a propositora da lei, tem ficha limpa. A candidatura dela foi barrada pela lei porque disseram as pessoas que estavam analisando candidaturas que ela não tinha comprovado seu desligamento do MEC. Papel comprovado, candidatura aprovada.
Ela não está gastando seu dinheiro. Fazer absurdo é relativo. Acredito que defender direitos de uma parcela da população é fazer meu dinheiro valer alguma coisa. Absurdo pra mim é ver amigos meus contando que conhecem pessoas que apanharam na rua de skinheads por serem homossexuais e não ver esses skinheads na cadeia.

Como falei, cada um tem o direito de ser o que quiser, mas não com a parte que me diz respeito.
Oi?! Que diabo de parte de "cada um tem o direito de ser o que quiser" que te diz respeito? É a parte das pessoas serem diferentes de ti? É a parte de homens ficarem com homens (porque somente essa parte é errada. mulher ficando com mulher é sempre bonito e ninguém reclama)? É a parte de gente na política defendendo gente diferente de ti e que está passando a ter direitos civis que você já tem? A existência da homossexualidade deve sim ser discutida. O homossexualismo não apareceu hoje. Existem registros que isso acontece desde do inicio da humanidade e até hoje é tabu. Nos anos 80 e 90, o tabu era sexo. Nos anos 2000, é a homossexualidade. Espero que um dia cheguemos a desmistificação da homossexualidade como aconteceu com o sexo (nem tanto, mas já é muito melhor que antes). 
Quantas pessoas já morreram, foram fisicamente agredidos por serem homossexuais? Quantos mais ainda serão agredidos sem que nada seja feito? Se acontece com um branco, rico, filho de parlamentar e/ou celebridade vira notícia e todo mundo se preocupa. Acha injusto que a pessoa tenha apanhado seja lá quais os motivos. Que mundo é esse que o mundo está se tornando...

Não fico enfiando goela abaixo que sou heterossexual e gosto de mulheres.Mas a palhaçada que estão fazendo, me atinge sim e sou contra.
Não?! NÃO?! O que diabos tu acha que essa petição está enfiando na goela abaixo de todo mundo!??!

Nem vou continuar esse email porque ignorância não se vence, não se discute. Apenas se respeita.

Seja feliz você também."

O mais interessante é a frase: Fique tranquila, já removi teu email dos meus contatos. E fiquei tranquila mesmo. Eu só não achei que o screw you guys i'm going home do cara fosse ir tão longe. #cartmanfeelings

Passa tempo, tempo passa e eu notei ontem de madrugada que eu não sabia mais quando eram os jogos do Grêmio. Foi quando eu percebi que não estava mais recebendo os emails da lista gremiocuritiba. Aí eu lembro que a pessoa supracitada que me enviou os emails é moderador da lista. Fez a matemática aí ou preciso desenhar?

Em caso de necessidade de desenho (e como um jpg vale mais que 1000 txt) seguem os screenshots tirados entre ontem (dia 16/06) e hoje (dia 17/06).


Último dia que recebi emails: dia 27 de maio. Bate com o dia que a pessoa me enviou o dito email. Incrível, não?






















A prova cabal (sempre quis usar essa expressão!) de que eu fui excluída da lista.
Não vai brincá cos meu carrinho! NÃO VAI!






















E agora a pergunta que não quer calar: como é que eu vou ficar sabendo dos jogos do Grêmio?!

2 comentários:

  1. Huahua!
    Grande porcaria ficar sabendo dos jogos do Grêmio!
    Parabéns pela tentativa, Pri!

    ResponderExcluir
  2. Hahahahaha, isso acontece direto na lista Beatles que eu participo, se alguém pisa no calo do moderador, fica sem saber as quentinhas do mundo Beatle, porque o cara exclui sem dó, só esse ano foram 3, e a lista é de gente do Brasil inteiro. A pergunta que fica no ar é: o cara que não aceita crítica não consegue conviver com o diferente? Não sabe debater? Parece até aquele mimadinho que leva a bola pro play mas não sabe jogar, aí pega a bola e tira a diversão de todo mundo... palhaçada!!!

    ResponderExcluir