sexta-feira, 13 de julho de 2007

Eu odeio sopraninho que se acha

Eu canto em coral faz algum tempo, mas eu não me acho por isso. E, graças, já saí da fase sopraninho. Sopraninho é a soprano que começa a cantar e acha que cantar em coral é cantar como a Sandy, com voz de guriazinha. Cantar em coral é uma arte, assim como cantar como a Sandy canta é uma arte. Mas são artes diferentes para ouvidos diferentes.

Cantar em coral exige  descobrir que existe diafragma e que ele é usado pra dar apoio pra coluna de ar que faz a voz aparecer; ter postura labial pras vogais, principalmente pro "a" (a pior vogal de todas), sairem com voz empostada e não com voz de gatinha miando; ter postura educacional pra aprender a pegar o seu tom a partir do tom das outras vozes (quando não se é músico ou não estuda para tal, não é fácil ler partituras); aprender a ouvir o que o cara do seu lado está cantando.

Cantar fora de coral basta, basicamente, não ter vergonha de cantar em público. Cantores com voz um pouco anasalada ou muito carismáticos fazem sucesso porque não têm vergonha de cantar. Se o cara tem timbre de voz legal, é afinado e tem talento (ou alguma outra combinação parecida com essa) só tende a ir pra frente.

Mas sopraninho que se acha... É insuportável.

Estava eu no coral e o coral estava aprendendo uma música nova. Dessa vez, as sopranos não estavam com a melodia, o que torna a vida das sopranos um inferno porque nós sempre temos a melodia e a sopraninho não estava entendendo o salto de segunda que tinha ali. É um salto chatinho, mas nós cantamos aquela nota no tempo exatamente anterior. Mais exatamente duas colcheias antes. Eu me ensinei o método de rabiscar a partitura pra eu criar relações entre as notas e me virar sem o violão ou teclado e achar meu tom. E a sopraninho ali não se achando no salto. Ela estava sem partitura porque ela não tinha a partitura. Olhar pra partitura do lado, nem pensar.

- Eu ainda não entendi a nota.

Todas as sopranos cantam a nota. Com alguma arrogância na voz e no tom, ela larga pro regente:

- É que eu ainda não consegui te escutar.

Pegando o tom do Alex: ah, vai se fuder, meu!
Sopraninho que, não canta, mia em todas as músicas, que não consegue pegar o tom das colegas de naipe e que tem a arrogância de ter de pegar o tom somente do regente (nem do violão ela tem capacidade porque o tom sempre é dado no violão antes) somente merece meu desprezo. Eu já não gostei dela quando a vi. Agora nem tenho com o que me preocupar. Eu só vou lá pra cantar mesmo.

Talvez eu tenha esquecido de colocar ali que cantar em coral exige ser parte de um grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário