quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Post olímpico

Continuando meu autismo e falta de temporalidade, vou fazer meu post olímpico.
Mais precisamente em relação à ginástica artística-que-um-dia-já-foi-olímpica e uma historinha da seleção de pólo aquático da Sérvia.

Hoje em dia, o exercício mais difícil é super F. SUPER F. Chega a ser um absurdo: ginastas se matando de treinar para fazerem séries cada vez mais difíceis para terem cada vez mais super Fs. Não é à toa que a grande maioria das equipes mais fortes tenha suas ginastas renovadas. Elas se quebram cada vez mais. Lá vem a melancolia: quando eu fazia ginástica, o exercício mais difícil era E. E nós, reles ginastas chinelas, nos matávamos para ter um C na série.
E fora que haviam as séries obrigatórias... Essas eram lindas! Elementos simples apenas para avaliar o básico das ginastas. A grande maioria delas hoje não sabe o que é o conjuntinho ponta de pé e joelho estendido. Na minha humilde opinião, os Estados Unidos é uma fábrica de ginastas sujas porém competentes.

E vem gente querer me dizer que, hoje, a ginástica é um esporte lindo. Não discuto a beleza, realmente é um esporte belo.
Discuto o _hoje_.

Quem diz isso, nunca ouviu sequer falar em Lilia Podkopayeva, Simona Amanar, Lavinia Milosovici, Svtlana Khorkina, Gina Gogean, Dominique Moceanu, Dominique Dawes, entre outras... Até ouso colocar a Shannon Miller e a menina que quebrou o pé saltando e que foi símbolo das Olímpiadas de Atlanta aqui (elas são o início da era das ginastas sujas porém competentes). As séries dessas moças não são twist carpado de difícil, mas a grande maioria dos exercícios por elas executados são executados até hoje. Exceto que antigamente eram bem executados. Havia a preocupação com a beleza das séries, com a limpeza dos movimentos além da dificuldade.

Isso é uma série bonita.

E não isso.

Eu adoro a Daiane e tenho o prazer de dizer que lembro dela quando ela era muito muito muito forte e fazia coisas inacreditáveis treinando no União (e olha que ela começou no Set) aqui em Porto. Mas essa série... Aff.

Agora a historinha do time de pólo aquático da Sérvia.
Nem sabia, mas a Sérvia tem um dos melhores times de pólo aquático do mundo e alguns dos seus jogadores são os melhores do mundo em suas posições (ui). Eis que eles não passam pra final nas Olímpiadas de Pequim (é Pequim. Beijing é pra quem não fala português). Então, pra compartilhar os espírito olímpico, o goleiro e o atacante resolvem discutir pra ver de quem era a culpa do time ter perdido o ouro olímpico. Terminou com os dois (que não são pequenos) se socando. Um quebrou o braço e o outro o fêmur.

Simpático, não?

Edit: A série da Lilia é a série obrigatória. Até eu estranhei que era fácil demais. Eu acho que eu queria colocar essa aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário