terça-feira, 26 de setembro de 2006

agradecimento.tex

Como o tempo passa rápido. Essa é a principal constatação que tenho ao terminar (finalmente!) este trabalho de conclusão. Parece que foi ontem que eu entrei na fila da matrícula da Biologia para fazer minha primeira matrícula, que eu comecei a programar em Pascal com exercícios da profa. Cida Livi, que eu tinha desejos insanos de fazer logo as disciplinas de Sistemas Operacionais e Redes de Computadores logo no segundo semestre, que a Ana Paula e a Débora largaram o curso e eu me senti mais sozinha que cusco que caiu da mudança. Parece que foi
ontem que... Olha! Não é que comuta mesmo? Parece que foi ontem que as filas do RU aumentaram exponencialmente, parecendo filas de concerto de rock’n’roll e a NDI decide almoçar no Antônio. Parece que foi ontem que conheci pessoas importantes o suficiente para poder dá-las o título de amigo.

Agradeço, primeiramente, à minha mãe por pura e simplesmente ser minha mãe, ter a coragem de me dar a vida e ter me criado do jeito que foi. Ela pode ter todos os erros que tem, todos os defeitos que tem, todas as chances perdidas que teve, toda a fé que tem, ter o coração mais gremista e os olhos verdes mais lindos que conheço, as palavras sábias no momento certo, as palavras erradas no momento errado, ter
vivido dos atos mais lindos aos mais feios. Mesmo assim, Lenita Ema Kurtz é minha mãe. Mamãe: obrigada pela vida, pelos ensinamentos, pelo conforto e pela falta que me fazes. Obrigada pelo apoio incondicional, pelo amor incondicional, pelo pensamento incondicional...

Obrigada às minhas irmãs, Fá e Vivi, por serem tão diferentes de mim. Aprendi e ainda aprendo com vocês. Obrigada pelo apoio moral e financeiro. Sem vocês, muitas vezes, eu não sei o que teria acontecido comigo. Obrigada ao meu cunhado, Edu, por cuidar da Fá, por fazê-la feliz, por trazer o pacote completo e aumentar nossa pequena família: Ju e Fred. Fica aqui, para a posteridade, um beijinho cheio
de amor para meu sobrinho! :*

Obrigada à minha família que mora lá em São Paulo... Lá longe... Que me faz tanta falta. Mas que pensa em mim com carinho, que descola sempre um jeito pra eu passar um tempo importunando vocês durante o final de ano. Muitos beijos pro Beto, Lê (minha segunda mãe), Lolo, Enzo, Karina, Michel, Renata, Gui, Gringo, Rita, Lilipo, Giovanne, Tia Luíza, Tio Toninho... Obrigada pelo amor e cuidem da minha velha, viu?! Beijos pra minha Tia Ana, meu primo Ale e as lindas Naná e Maira. Mesmo morando perto, a gente não se vê muito. Mas saibam que vocês
moram no meu coração.

Deixo aqui um muito obrigada para meus orientadores, prof. Alexandre Carissmi e prof. Maurício Pillon. Carissimi, obrigada por lembrares de mim e por confiares em mim quando me deste este tema. Obrigada pela amizade e pelas brincadeiras. Obrigada até pelos emails com palavras entre *asteriscos* (como isso irrita). Pillon, obrigada por todos os questionamentos na hora certa e por me fazer estudar para respondê-las.

Fica também um muito obrigada aos meus orientadores de bolsa de pesquisa: prof. Ana Bazzan (que me tirou do limbo do serviço público e me apresentou o mundo acadêmico), prof. Ricardo Reis e prof. Taisy Weber. Obrigada pelas chances dadas. Eu sinto que as aproveitei muito bem. Espero que tenha sido esse o recado que tenha deixado. Obrigada ao prof. Raul Weber e aos integrantes do projeto de pesquisa Sistema de Suporte à Decisão Semi-Automática com Recursos de Multimídia de Alta Performance e Dispositivos Sofisticados de Interação Homem- Computador. As discussões foram muito importantes para meu aprendizado durante a faculdade.

Obrigada ao Eurico e ao Marlon por me dar a chance de conhecer uma das minhas maiores paixões: a causa do software livre. Obrigada por montarem a Propus, por apresentarem um case na aula do prof. Newton. Deste pequeno encontro, hoje temos o Greve. E obrigada pela oportunidade de conhecer gente que quero pra sempre: Alberto (colorado mala!), Josy, Terceiro, Machado¹, Fabrício, Pablo, Sady, Nonô, Cris, Joel, Felipe...

Obrigada à iProcess, empresa na qual estagio, pela compreensão, pelas ausências concedidas para que eu pudesse me dedicar a este trabalho. Valeram a pena.

Carol e Lu: mulheres da minha vida. Agradeço sempre por ter a oportunidade de conhecer vocês duas. Tão iguais e tão diferentes. Vocês são infinitamente importantes na minha existência. São pessoas lindas, mulheres fantásticas, com vontade de fazer acontecer. Minha vida tem muito mais cores com vocês por perto. O amor que tenho por cada uma é único, é um dos tesouros mais valiosos que tenho. Carol, te amo muito. Lu, te amo muito.

Fica aqui um agradecimento todo especial à família Brusco, gerada pelo tio Élvio e pela tia Lúcia. Obrigada pela acolhida desde meus 12 anos, pelas brincadeiras, pelos xingões quando eu e a Lu escondíamos o nintendinho do Giuliano, por ter uma guriazinha tão fofa e tão rabugenta quanto a Clá como filha, por ter me dado minha primeira melhor amiga.

Gôgui e Finger: homens da minha vida. Gôgui, tu és especial pois quando eu não tinha pra onde ir, tu me ofereceste abrigo sem perguntar por quê. Não vai haver palavras no mundo que descrevam a tua importância na minha vida. O máximo que posso chegar é em um muito obrigada mesmo. Finger, tu és especial pela presença e pelo companheirismo que tens. Obrigada por também me oferecer casa quando eu precisei, pouso quando eu precisei, ouvido quando eu precisei, companhia quando eu precisei. Muito obrigada. Obrigada pela amizade importante e pelo apoio moral e financeiro sempre que precisei, melhores amigos. Gôgui, te amo muito. Finger, te amo muito. Fica aqui um beijão pra Mi e pra Dalila! Meninas lindas! :*

Mairo e Paulo: amigos pra todo o sempre. Mairo, tu és dono de uma capacidade imensa, de um coração imenso, de uma paciência imensa, de uma amizade maior ainda. Muito obrigada pela ajuda valiosa que me destes na implementação deste trabalho. Paulo: obrigada por todas as mudanças, todas as conversas, todas as caronas... Tu tens um coração muito grande. Obrigada por aceitarem o desafio de participar da minha vida e de me aguentar quando eu me sentia muito sozinha no curso. Vocês são uma das principais razões de eu ter concretizado este trabalho de conclusão e a faculdade. Mairo, te amo muito. Paulo, te amo muito (com todo o respeito, Mi ;).

Fica aqui um muito obrigada aos meus outros mentores: TR e Alberto (colorado mala!). Grandes amigos, grandes profissionais, pessoas para todo o sempre. Amo vocês.

Fica aqui um agradecimento a Nerds do Inferno, grupo de gente que me aceitou em uma lista de discussão "para sanar a falta de emails". Aqui, conheci muita gente competente, divertida, amiga. Obrigada pela acolhida: Júlio, John, Kassick, Wally, Ogro, Mê, Jose, Josi, Slomp, André, Machado² (fiel escudeiro ;), Machado³, Mobus (colorado mala!), Rocca (colorado mala!), Coster, Vitório, Zebra, TR... Amo vocês. Bruna: tu sabes aonde é que tu moras, certo?!

Um muito obrigada ao pessoal que conheci (pelos mais diferentes motivos) no Instituto de Informática: Marnes, Kaqui e Dani, Pezzi (meu ídolo!), vermes Clarissa e Ennes, Caçula, Sanger, Machado, Laura Lopes, Bruna, Ricardo, Márcia, Righi, Bohrer e Mônica, Hermann, Lucas. Pessoas sempre motivadas a fazer um bom trabalho, tomar uma boa cerveja, fazer uma boa festa. Em qualquer hora da semana e em qualquer local.

Um grande beijo e um muito obrigada aos meus colegas de terceiro ano: Dany, Lizi, Beta e João. Pessoas formidáveis (e com uma paciência não muito grande comigo por eu sumir muito :) que carrego comigo até hoje. A Beta já foi. Agora sou eu. O próximo é o João. Gurias: não me decepcionem. Quero ver meu nome nos agradecimentos do trabalho de conclusão de vocês. Obrigada pela bagunça, pelos conselhos, pela amizade e pelos famigerados jantares no João (que sempre geram muitas risadas).

Como diria a Lu: "deus é paaaaaai!" Viu?! Eu disse que, um dia, eu terminava isso aqui. Terminei. :P Se faltou alguém... Desculpa. Eu sou esquecida e, pra variar, sempre atrasada.

1 Carlos Machado. Viu, baiano. Foste o primeiro nos footnotes. :)
2 Omar Machado
3 Caciano Machado
4 Rodrigo Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário